Veja os 13 erros mais graves cometidos em entrevistas de emprego
No momento de crise que o Brasil vive atualmente, muitos profissionais perderam o emprego ou estão sendo obrigados a buscar entrar no mercado de trabalho. Com poucas vagas disponíveis e grande demanda, pequenos erros podem ser cruciais durante as seleções. Por causa disso, é importante ficar atento para não cometer gafes e colocar tudo por água abaixo.
Entre 13 itens pesquisados, mentir sobre formação ou experiência profissional é o erro mais grave dos candidatos nas entrevistas de emprego. Em uma escala de 0 a 5, a mentira teve pontuação 4,7 segundo uma realizada pela agência Catho com profissionais brasileiros.
Segundo o levantamento, 92,2% dos recrutadores assumem que já encontraram mentiras contadas por candidatos em algum momento na sua carreira; 3,4% sempre encontram; 17,2% frequentemente notam; 42,8% às vezes percebem; 28% raramente localizam; e somente 7,8% assumem que nunca detectaram a mentira.
Além de mentir, falar palavrões também está no topo dos comportamentos considerados graves. Mesmo que seja uma gafe considerada séria, 49,4% dos recrutadores afirmam que nunca acharam o erro. Por isso, nada de exagerar durante as entrevistas.
Ser arrogante é outro comportamento que se enquadra como um dos piores na hora da entrevista e 45,2% dos recrutadores admitem que ocasionalmente percebem essa atitude nos candidatos. Humildade é sempre o melhor caminho.
O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários).