Veja vídeo: Incêndio em garagem destrói mais de 78 ônibus em Salvador
Um incêndio atingiu a garagem de ônibus do consórcio Salvador Norte, da empresa Integra, na madrugada desta segunda-feira (29/01). As chamas começaram em um coletivo e se alastraram para os outros veículos que estavam estacionados no pátio, que fica na Avenida Santiago de Compostela, na garagem da antiga empresa BTU, no Parque Bela Vista, Brotas. Mais de 70 veículos foram destruídos. O local fica próximo a um posto de gasolina.
Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma testemunha ligou para polícia por volta de 0h20. As explosões assustaram moradores durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a situação só foi controlada por volta de 4h20. Ainda não há informações sobre o que motivou o incêndio.
Segundo Daniel Mota, diretor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, foram 58 ônibus queimados. “Isso nos preocupa muito, porque além da população perder esses ônibus, tem os trabalhadores que ficam sem trabalhar. Cada ônibus desse comporta cinco trabalhadores”, explica. Ainda de acordo com ele, o fato de os tanques dos coletivos estarem cheios contribuiu para o fogo se alastrar com maior rapidez. “Toda noite os tanques são cheios com óleo (diesel). As explosões dos tanques cheios foram fulminantes”, completou.
Apenas seis foram retirados da garagem. Um deles foi usado para derrubar um dos muros da garagem para que os outros coletivos fossem retirados. O prejuízo é avaliado em R$ 20 milhões.
Mobilidade
Os ônibus que foram destruídos atingidos pelas chamas atendiam aos bairros da Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Pituba, informou o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, durante entrevista à TV Bahia nesta manhã.
Ainda de acordo com o secretário, os bairros devem sofrer por causa da redução da frota, mas durante a madrugada alguns veículos de outras empresas foram remanejados para tentar diminuir os prejuízos. “Pedimos desculpas à população agora. Passamos a madrugada remanejando frota e vamos trabalhar muito para normalizar o serviço na cidade”, afirmou.
O clima entre os rodoviários que trabalhavam na garagem é de tristeza. “É lamentável. Muito triste. A gente que sai de casa de madrugada com prazer pra rodar na cidade, pegar os passageiros e levar pra os respectivos trabalhos, e agora a gente está impossibilitado de levá-los. É uma siutação muito triste”, disse o cobrador Roque Messias, que trabalha no local há oito anos.
Ele pediu que a população entenda as dificuldades da frota nesta segunda. “A gente que tem um amor de prestar esse serviço vem pedir que sociedade entenda a falta de serviço hoje. Vamos trabalhar pra que votle a normalidade”, pediu.
Fonte: Correio