Data de Hoje
8 September 2024
Vereadora Kátia Alves- Foto Arquivo- Click Notícias

Vereadora Kátia Alves vê descaso na gestão da segurança do país

“O descaso a gestão da segurança no país fez o número de pessoas negras assassinadas crescer cerca de 50% em dez anos”, alertou a vereadora Kátia Alves (DEM), ao tomar conhecimento dos dados preliminares do Mapa da Violência 2016, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

 De acordo com a edil, o aumento de 49,9% nos homicídios de negros por armas de fogo no Brasil, entre 2004 e 2014, mostra o descompromisso das gestões petistas com os afrodescendentes. “Faltaram políticas públicas para evitar esse holocausto, uma vez que, no mesmo período, o número de assassinatos na população branca caiu 18,2%”, disse.

A vereadora condenou ainda a manutenção da Bahia como líder no ranking de assassinatos por armas de fogo no Brasil, conforme o novo levantamento, com 4.441 mortes registradas em 2014, à frente do Ceará e do Rio de Janeiro, com 3.792 e 3.582 casos contabilizados, respectivamente.

“O legado trágico dos governos na Bahia é o descontrole nas taxas de homicídio, resultante de uma política de segurança pública ineficaz, sem compromisso com a preservação da vida e com o combate sério à criminalidade. É preciso investir mais nas polícias e cobrar resultados”, assinalou.

Para Kátia Alves, o perfil das vítimas, traçado pelo Mapa da Violência 2016, aponta ainda para mais um grave problema nacional: o massacre da população jovem. “Em 2014, quase 45 mil pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil. Mais de 60% dessas vítimas são jovens, com idades entre 15 e 29 anos”, lamentou.

De acordo com a vereadora, o dado reflete, além da falência da segurança pública, a baixa qualidade dos investimentos na educação e a ineficácia das políticas sociais dos governos petistas nas esferas nacional e estadual.

Click Notícias