#Verificamos: É falso que Palocci tenha delatado mansão de Lula no Uruguai
Circula nas redes sociais a informação de que o ex-ministro Antonio Palocci teria delatado que o ex-presidente Lula é dono de uma mansão no Uruguai. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Esta (mansão) foi só na delação do ex-ministro Palocci”
Publicação que, até as 16h30 do dia 18 de fevereiro de 2019, tinha sido compartilhada quase 4 mil vezes no Facebook
A informação de que Palocci tenha delatado uma mansão de Lula no Uruguai é falsa. Não há qualquer menção a propriedades do ex-presidente no país vizinho nos termos de delação do ex-ministro da Fazenda (divulgadas a partir de outubro do ano passado aqui, aqui, aqui e aqui). Além disso, não há denúncia formal do Ministério Público Federal sobre essa mansão, e Lula não responde a processo criminal sobre o assunto.
A imagem traz também a informação de que “[o conteúdo da delação] já está passando em todos os jornais de lá [no Uruguai]”. Mensagens distribuídas pelo WhatsApp mostram um vídeo em espanhol com imagens aéreas da casa. A reportagem veículada é, de fato, uruguaia, baseada em uma publicação da revista Istoé. Mas foi produzida em 2016, pelo canal Teledoce.
À época, havia suspeita de que a casa, que fica em Punta del Este e está registrada no nome de um empresário, pertencesse a Lula. As investigações faziam parte da Operação Lava Jato, mas o ex-presidente não foi citado em qualquer inquérito sobre o assunto.
Checagens semelhantes foram feitas pelos sites Boatos.org, e-farsas e EstadãoVerifica
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notíciasno Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.