Data de Hoje
8 September 2024

Visando economizar, prefeitura contratará empresa de táxi para transportar servidores

Um documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (26) apresenta estudos preliminares e condições para contratação de empresas ou cooperativas de táxis que queiram fornecer veículos para transporte de funcionários em missões administrativas. De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), autora do projeto, estima-se que a prefeitura economize entre 30 e 40% com a medida, reduzindo os custos atuais com gasolina, motoristas e aluguel de veículos.
Conforme o Termo de Referência, que expõe as características do projeto, está previsto o valor de R$8,2 milhões/ano para uma demanda de três mil quilômetros também ao ano. O termo estabelece as condições do processo licitatório para contratação de uma empresa capaz de fornecer pelo menos 450 táxis para o atendimento das necessidades do serviço público. Atualmente, os veículos utilizados pela prefeitura são alugados, os motoristas são contratados terceirizados e cabe à administração o abastecimento de combustível.
De acordo com o diretor de modernização da gestão, Luis Gaban, praticamente todas as empresas e cooperativas de táxis existentes na capital hoje podem participar da licitação. “Mesmo as menores empresas têm pelo menos 700 carros, então fizemos um levantamento e colocamos 450 carros para que todas as empresas possam concorrer”, explica.
Neste processo, ficam excluídos os veículos operacionais como os utilizados pela Guarda Municipal e Transalvador. Ainda segundo a Semge, a Uber não pode participar, já que os veículos são particulares. As empresas participantes da licitação terão que apresentar ainda um aplicativo que possibilite a solicitação dos carros.