Vitória visita América-MG e tenta manter tabu de 34 anos
Uma afirmação do falecido escritor britânico George Orwell pode ajudar o Vitória na busca por mais um triunfo diante do América Mineiro, nesta terça-feira, 9, em Belo Horizonte, a partir das 18h da Bahia. Quem controla o passado, controla o futuro, ensinou. Se o Leão pretende alcançar o acesso e, quem sabe, o título da Série B, basta manter o passado intacto. Há 34 anos, ele não sabe o que é perder para o Coelho.
Na última vez em que o time mineiro venceu o Rubro-Negro, Rondônia nem era estado. Aconteceu em 18 de janeiro de 1981, pela Segundona da época, chamada de Taça de Prata. Foi um placar magro, de 1 a 0, mas ninguém lembra disso no elenco baiano. Apenas Jorge Wagner já havia nascido naquela época. O meia tinha apenas dois anos.
Depois daquele jogo no Mineirão, Vitória e América se enfrentaram outras 12 vezes, com 10 triunfos rubro-negros e dois empates – incluindo o 1 a 1 no Barradão, ainda no primeiro turno desta Série B, em 1º de agosto.
O último confronto em Minas Gerais foi marcante. O Leão venceu por 2 a 1, mas a forma com que o triunfo aconteceu foi digno de Oscar. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o atacante Alessandro matou a bola com a mão e marcou para os donos da casa. Na reclamação, o goleiro Deola acabou expulso. O meia Pedro Ken, que retornou à Toca nesta temporada, empatou o duelo. Aos 40 do segundo tempo, o atacante Marcelo Nicácio saiu do banco para decretar a virada.
Duelo crucial
Mesmo com o histórico a favor, o técnico Vagner Mancini não quer clima de ‘já ganhou’. Para ele, a partida será um divisor de águas para os dois times.
“Será um jogo duro. Sabemos que o América vive um momento muito bom na competição, assim como o Vitória. Ambos chegaram aos 60 pontos, mas faltam alguns pontos para os dois chegarem até o acesso. Será um jogo bastante interessante, pois ninguém vai chegar fechado. Os dois precisam e querem vencer”, avaliou Mancini, depois de atividade num dos centros de treinamento do Cruzeiro.
Sem o suspenso Kanu, o Vitória só deve ter uma mudança no time bateu o Macaé por 2 a 0 no sábado. Guilherme Mattis volta à zaga. O meia Escudero continua machucado.
Para Mancini, é hora de controlar as emoções nesta reta final: “Vivemos um momento bom, e esta ansiedade está ligada ao objetivo a ser alcançado, felizmente. Creio que todos os clubes estão ansiosos, por título, acesso ou luta contra o rebaixamento. Não seria diferente conosco”.
Confrontos entre Leão e Coelho
1972 – Vitória 0x0 América
1981 – América-MG 1×0 Vitória
1992 – Vitória 2×1 América-MG l América-MG 1×1 Vitória
1993 – Vitória 1×0 América-MG l América-MG 1×2 Vitória
1998 – Vitória 2×1 América-MG
1999 – América-MG 0x1 Vitória l Vitória 3×0 América
2000 – América-MG 2×3 Vitória
2001 – Vitória 1×0 América-MG
2012 – América-MG 1×2 Vitória l Vitória 5×3 América-MG
2015 – Vitória 1×1 América
América-MG x Vitória – 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Quando: terça-feira, 10, às 18h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva Alves (trio do Rio Grande do Sul)
América-MG – João Ricardo, Anderson Conceição, Alison e Wesley Matos; Walber, Leandro Guerreiro, Diego Lorenzi, Marcelo Toscano e Xavier; Pablo e Richarlison. Técnico: Givanildo Oliveira.
Vitória – Gatito Fernández, Diogo Mateus, Guilherme Mattis e Diego Renan; Amaral, Flávio, Pedro Ken e Rhayner; Vander e Rafaelson (Elton). Técnico: Vagner Mancini.Por Moysés Suzart