Data de Hoje
27 September 2024

Zona Azul passa a aceitar crédito e débito; serviço começa na Barra e Rio Vermelho

Quem estacionar seus carros nas áreas de zona azul de Salvador, até o final do mês, poderá pagar com cartões de crédito e débito e não mais somente com dinheiro. A medida começa a valer, por enquanto, nos bairros da Barra e Rio Vermelho e chegará a toda a cidade até outubro, quando as cartelas deixarão de ser utilizadas nas cerca de 11 mil vagas de zona azul espalhadas pelas ruas da capital baiana. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (3), pelo prefeito ACM Neto e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

As mudanças integram o processo de zona azul digital, iniciado no ano passado com os aplicativos utilizados pelos condutores para pagar pelo uso das vagas em áreas públicas. Para utilizar as maquininhas de pagamento, os cerca de 800 guardadores sindicalizados estão passando por capacitação para uso do equipamento. Eles também passarão a utilizar novo fardamento.

Já nesta terça-feira (4), os guardadores que atuam na Barra e Rio Vermelho já utilizarão a maquininha, mas ainda não aceitarão cartões. Isso porque os equipamentos estão passando por um processo de validação com o sistema bancário para garantir maior segurança às transações. Até o final do mês, os cartões já serão aceitos, segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

A máquina, que está integrada ao sistema do órgão de trânsito, tem funcionamento simples. O guardador digita a placa do veículo, o tempo de permanência e a área. Um recibo é impresso e entregue ao cliente, que já não precisará colocar o papel no painel do veículo.

O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou que o processo foi conduzido com a participação ativa dos guardadores. “Com a chegada dos aplicativos, pensamos em um modelo que não eliminasse o guardador. São homens e mulheres que trabalham dignamente, preicisávamos preservar esses postos de trabalhos.Completamos esse processo de modernização e atualização da prestação do serviço de maneira muito especial”, afirmou, ao apresentar as mudanças.Segundo Muller, a medida vai ser ampliada gradativamente até outubro com a capacitação dos guardadores. Áreas de maior volume de vagas, como Comércio e avenida Tancredo Neves, devem ser a próximas a receberem o novo sistema. Com a chegada das maquinhinhas, os usuários poderão pegar pelas vagas pelos 11 aplivativos já cadastrados ou comparar com crédito, débito e dinheiro junto aos guardadores.